Vagas PAT Segunda-Feira (06/05/2019)
maio 6, 2019
Começaram as inscrições para o ENEM 2019
maio 6, 2019

Esta data é uma homenagem aos profissionais responsáveis em estudar e produzir mapas geográficos, que são essenciais para a organização e desenvolvimento de inúmeras áreas e finalidades. Os engenheiros cartográficos estudam todos os dados referentes ao relevo, recursos hídricos, vegetação, clima, solo, demografia, densidade população, entre outros fatores que são característicos de determinada região. A partir destas informações, o cartógrafo consegue reproduzir uma imagem real de um determinado território.

O estudo dos mapas começou a partir dos séculos XIV e XV, quando surgiu o boom das grandes viagens marítimas. Porém, o ser humano já produzia mapas e desenhos cartográficos desde tempos pré-históricos. Atualmente no Brasil, os principais estudos cartográficos são desenvolvidos pela Marinha e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A tecnologia é uma excelente ferramenta para os cartógrafos contemporâneos, que conseguem explorar as peculiaridades de grandes localidades com maior precisão e rapidez. Esta data foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) em homenagem ao mais antigo trabalho cartográfico feito no Brasil, registrado pelo Mestre João, astrônomo pertencente à frota de Pedro Álvares Cabral.

#VereadorAdrianoLaTorre
#Curtam
#Comentem
#Compartilhem