DIA DO CORTADOR DE CANA-DE-AÇÚCAR

Isenção de IPTU
janeiro 15, 2020
Isenção de IPTU 2020
janeiro 16, 2020

Hoje é dia do cortador de cana-de-açúcar, e trouxemos um pouco mais sobre a história da planta e dos trabalhadores.

A cana-de-açúcar é uma planta de caule fino rico em açúcar, tem origem asiática veio para o Brasil com os portugueses no início do século XVI. Principal matéria-prima para fabricação do açúcar, a variedade surgiu de vários cruzamentos com espécimes iniciais, até ser escolhida como opção de cultivo, a variedade que temos hoje.
Até o século XVII, a cana-de-açúcar transformou o Brasil, mais especificadamente a região nordeste, a melhor criadora e exportadora de açúcar neste período. Atualmente a produção de cana de açúcar está concentrada no interior de São Paulo, e o principal produto passou do açúcar para o álcool, mais especialmente o etanol, o produto se destaca no setor econômico e sócio ambiental, já que emite menos poluentes no meio ambiente.
Com a carga horária de aproximadamente 9 horas por dia, tem como tarefa cortar o maior número de cana-de-açúcar possível, cada trabalhador fica responsável por uma fileira, ao final são medidas as pilhas de cana e o trabalhador ganha por metro de cana empilhada, o valor varia de acordo com as usinas ou propriedades a que prestam serviços. O corte é feito com “podão”, faca grande bem afiada para facilitar o trabalho do corte, por este motivo a trabalhador deve ter experiência no manuseio e muita atenção e cuidado, pois a falta dos mesmos pode causar um acidente, matérias de proteção são essenciais. As máquinas estão presentes nas maiorias das produções, mais práticas e ágeis fazem o trabalho em menos tempo e com custo menor, o que coloca em extinção os trabalhadores manuais que passam a ser mais caros, fazendo muitos migrem para outras culturas ou saiam do campo, gerando grande êxodo rural.
#EsseéomeucompromissocomopovodeRioClaro
#VereadorAdrianoLaTorre
#Curtam
#Comentem
#Compartilhem