Dia Internacional da Medicina Integrativa

Dia Mundial da Religião
janeiro 21, 2020
Dia Nacional dos Aposentados
janeiro 24, 2020
Medicina Integrativa é a prática que reafirma a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde. Ela foca na pessoa em seu todo e faz uso de várias abordagens terapêuticas adequadas, com profissionais de saúde e disciplinas para obter o melhor da saúde e cura (health and healing).
No Brasil, há 10 anos, o Hospital Israelita Albert Einstein foi o pioneiro a incorporar essa abordagem no cuidado aos pacientes do Centro de Oncologia e Hematologia, oferecendo atendimento com terapias integrativas com foco no bem-estar durante o tratamento internado ou ambulatorial, inclusive para os familiares e acompanhantes.
Começa, assim, por colocar o paciente como ator principal no processo, como seu próprio agente de saúde. Ele deixa de receber passivamente o tratamento e passa a participar ativamente da própria saúde, que é também uma responsabilidade individual.
Nesta parceria a medicina integrativa reúne profissionais de diversas áreas e formações, defendendo que a interdisciplinaridade é essencial para cuidar da pessoa. Associada ao tratamento da medicina convencional e os conhecimentos das medicinas tradicionais, como práticas meditativas, técnicas de respiração, relaxamento, atenção plena, uso de fitoterápicos, sempre baseados em evidências em relação à segurança e à eficácia.
A pós-graduação em Bases de Saúde Integrativa e Bem-Estar do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa completa 5 anos em 2018, com mais de 150 alunos formados, entre eles médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas corporais, educadores físicos e professores de Yoga.
#EsseéomeucompromissocomopovodeRioClaro
#VereadorAdrianoLaTorre
#Curtam
#Comentem
#Compartilhem